Polêmica à vista: "The Alters" entra no centro do debate sobre uso de IA nos games
- CR
- 1 de jul.
- 2 min de leitura
O aclamado The Alters, jogo sci-fi de sobrevivência e gerenciamento da 11 Bit Studios, virou alvo de críticas após jogadores encontrarem indícios do uso de IA generativa em partes do jogo.
Lançado em junho com boas avaliações da crítica, o game agora enfrenta acusações sobre trechos de texto e legendas que teriam sido gerados com ferramentas como ChatGPT.
🧪 O que foi descoberto?
Um terminal do jogo exibia a frase: "Sure, here’s a revised version focusing purely on scientific and astronomical data", sugerindo que o texto veio de uma caixa de prompt de IA e não foi removido.
Jogadores também encontraram erros de tradução em português, claramente oriundos de tradutores automáticos.
Há alegações (não confirmadas) de que até retrato de personagem teria sido feito com IA.
🧵 Resposta da 11 Bit Studios sobre The Alters
Em nota publicada em 30 de junho, a empresa afirmou:
“Durante a produção, um texto gerado por IA para um elemento gráfico de fundo foi usado como placeholder e acabou incluído por engano no lançamento final.”
Sobre as legendas dos filmes internos do jogo, o estúdio diz que usou tradução automática temporariamente, pois não queria deixar jogadores sem contexto em outros idiomas — e prometeu que versões autorais seriam adicionadas após o lançamento.
📊 Mas é só 0.3%...
Segundo o estúdio, o conteúdo suspeito representa 0,3% de um total de 3,4 milhões de palavras no jogo. Mas artistas e jogadores argumentam que isso já é suficiente para afetar a credibilidade da produção.
A ilustradora Aurahack, no Bluesky, resumiu bem o sentimento geral:
“Parece mais um ‘desculpa por terem descoberto’ do que um reconhecimento real do problema ético. Se sabemos que usaram IA ali, como confiar que não usaram em outras partes que nunca saberemos?”
🤖 O futuro incerto da IA nos games
Pesquisas como a da GDC já mostram que a adoção de IA generativa vem crescendo nos estúdios, mesmo entre profissionais que não se sentem confortáveis com isso. Enquanto alguns enxergam utilidade em áreas como QA, muitos temem pelo impacto na criatividade e nos empregos.
🧠 Perguntas que ficam:
Quando o uso de IA compromete a integridade criativa de uma obra?
O que ainda pode ser chamado de "narrativa artesanal", se parte dela é gerada por máquinas?
Estamos entrando numa era em que jogos "indie" também vão precisar declarar publicamente sua política sobre IA?
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