Blades of Fire - Martelando Destinos: o jogo de ação onde o aço também chora| Análise
- Luciano_Recruta
- 23 de mai.
- 5 min de leitura
👑 Era uma vez… aço, gigantes e uma tragédia real - Blades of Fire| Análise
Enredo e Personagens
Há muito tempo, o mundo era governado por uma raça de gigantes poderosos,
conhecidos como Os Forgers. Em sua sabedoria, eles reinaram sobre uma era de
esplendor e maravilhas, até que uma guerra devastadora eclodiu, levando sua civilização à ruína.
Diante da ameaça iminente de aniquilação, Os Forgers criaram os seres humanos para
assumirem seu legado e lhes concederam seu tesouro mais precioso: o segredo do Aço.
Com esse conhecimento, a humanidade ascendeu ao poder e passou a dominar tudo.
Milhares de anos se passaram, e a poderosa rainha Nerea lançou um feitiço que
transforma o aço de seus inimigos em pedra, distorcendo o legado dos Antigos Forgers
contra grande parte da humanidade.
Aqui entra você, no papel de Aran de Lira, do Comandante da Guarda Real, cresceu ao
lado da Princesa Nerea e do Príncipe Erin, compartilhando um forte vínculo com os
irmãos reais.
No entanto, um evento trágico em sua juventude deixou uma marca indelével em sua
alma. Embora a dor persista e tenha moldado grande parte de sua vida, você demonstrou uma resiliência notável.
Ele se recusa a deixar que seu passado o defina completamente, escolhendo, em vez
disso, concentrar-se no bem-estar dos outros e enfrentar suas responsabilidades com
determinação inabalável. Então, ele acaba recebendo a missão de Matar a rainha Nerea.
Sua jornada vai ser acompanhada do jovem estudante Adso. Um compêndio, que te aconselha e faz anotações durante as batalhas, para você aprender como derrotar seus inimigos com mais facilidade.
A missão parece simples, mas não vai ser nada fácil.
Do aço ao caos: a jornada de Aran contra o império da pedra
Claramente inspirado em God Of War, criado e Desenvolvido pela MercurySteam de Castlevania: Lords of Shadow e vencedora do TGA com o jogo de ação do ano com Metroid Dread.
Blades of Fire é publicado pela 505 Games em parceria conta com a Epic Games
E curiosidade, está usando sua própria engine gráfica a Mercury Engine.
O CEO da MercurySteam, Enric Álvarez, explicou que manter uma engine própria permite ao estúdio ter controle total sobre o desenvolvimento, sem depender de terceiros.
E disse que a equipe prefere usar a Mercure Engine, porque ela se adapta estritamente às necessidades dos jogos que desenvolvem.
✨ Brilho de aço e sombras épicas
🎨 Gráficos e Som
A qualidade gráfica da Engine é muito boa, raramente percebi algum gargalo, o draw
distance do jogo é muito bom, a iluminação e oclusão de ambiente também são muito
bons.
Blades of Fire traz o ferro como principal tema e a qualidade de iluminação e brilho desse material bem trabalhado fazem do jogo ainda mais bonito.
Apesar de rodar bem a 1080p a 60 quadros, se você for jorar no PC, vale a pena dar uma olhada nos requisitos do sistema, porque o recomendado é uma RTX 4070 super
Apesar das músicas serem boas e ter aqueles altos e baixos quando você entra em um
confronto, faltou um pouco de imersão em um áudio espacial.
Você ouve o som de um pássaro ou de um inimigo, mas não sabe onde ele está, você
precisa ficar de olho na tela do jogo, o que as vezes acaba atrapalhando um pouco.
Gameplay
🕹️ Espada na mão, estratégia na cabeça
🎮 Jogabilidade
E a gameplay é um pouco mais complexa do que um simples hacking Slash, como a gente está acostumado a ver. Quando você segura uma arma e marca um inimigo, aparece um contorno nele, indicando onde aquele inimigo toma mais dano com aquela arma. Dividido em cabeça, membros e tronco. E isso já da uma mudada na gameplay que fica mais interessante do que o normal.
E a galera da Mercurysteam fez um bom trabalho no controle, usando as posições dos
botões, B(O) e X (⏹️)para ataques laterais, Y ( ) para golpes na cabeça e A (X) para
golpes de baixo pra cima, aí ficou bem intuitivo pra acertar o alvo no ponto mais fraco.
Aí você une isso ao fato de que você tem armas diferentes, com tipos de danos diferentes (cortantes, contundentes, perfuração etc...) e algumas armas poderem usar mais de uma postura na mesma arma, mudando o tipo de dano e até a parte da arma que vai desgastar mais. Sim, amigos, sua arma vai se desgastar com o tempo e vai quebrar.
Mas não entre em pânico, isso não é ruim e se encaixa muito bem na gameplay. Primeiro, porque uma das partes mais importante e legais do jogo é forjar a sua arma com os itens que você encontra com facilidade na exploração. E segundo, que você pode arrumar a sua arma até 4 vezes, dependendo da qualidade da arma que você conseguir forjar.
Forjar ou craftar as armas é muito divertido e muito prazeroso.
Você escolhe para cada parte da arma, a raridade e o tipo de matéria que você vai usar. E cada tipo de metal ou madeira tem um nível de raridade diferente e dão status diferentes, quanto mais raro e fora do centro, melhor.
E cada peça vai fazer a diferença de como você vai jogar, se a arma é mais longa, você vai jogar de longe, se é mais pesada, você vai ter menos estamina, se for leve você vai se esquivar mais, mas vai ter menos bloqueio etc.
Depois de escolher as peças, você entra em uma espécie de minigame e o seu objetivo é usar o martelo para alinhar as barras o mais próximo possível da silhueta.
Pra isso você conta com um número máximo de marteladas e quanto mais estrelas você conseguir, mais reparos na arma você vai ter, assim, você não precisa ficar com medo, porque até sua arma quebrar, você já deve ter conseguido itens suficientes para conseguir uma nova e até melhor.
Porque a exploração, que é parte crucial no jogo sempre vai te dar itens de Craft.
O mapa não é aberto, segue o estilo de corredores, mas tem muitos caminhos e lugares
escondidos que quase sempre vão te dar alguma coisa, seja itens ou melhoria de armas, um puzzle ou uma nova história que vai abrir uma nova quest.
Aliás essa é outra parte legal. Esse não é o jogo que te pega na mãozinha e marca o ponto onde você deve chegar ou que precisa fazer.
Apesar do objetivo ser claro e único, chega lá e mata a rainha, existe um espaço gigante e você não sabe como chegar no castelo pra cumprir sua missão, então você vai explorar pra tentar achar pistas, pra continuar.
Sem spoilers, mas pra vocês terem uma ideia, em Blades of Fire teve uma missão secundária que eu descobri me aproximando de um personagem, ele foge e diz pra eu não seguir ele.
O que eu fiz? Segui, claro! Rsrs
E depois de fazer isso umas duas vezes, entendi mais da história do jogo e desbloqueei
uma sidequest bem legal.
Categoria | Nota |
📖 Enredo e Personagens | 8.5 |
🎮 Jogabilidade | 9.0 |
🎨 Gráficos e Som | 7.5 |
🔄 Rejogabilidade e Duração | -- |
🌐 Multiplayer e Comunidade | -- |
🏁 Nota Final | 8.0 |
Blades of Fire sai para Xbox Series X|S, Playstation 5, aprimorado para PS5 PRO e PC. (com lançamento exclusivo na loja da Epic, mas Steam no futuro).
Agradeço a 505 Games pela chave antecipada de Blades of Fire para esta Análise.
Data de lançamento dia 22 de Maio de 2025.
Grande matéria Luciano, esse jogo parece ser muito bom apesar de ter acompanhado pouco sobre ele.😜